ICP Europe apresentou novos protocolos para reabilitação energética

Fernanda Cerqueira
, 14-03-2016

O Investor Confidence Project Europe (ICP Europe) apresentou seis novos protocolos para «facilitar o investimento na reabilitação energética de edifícios». O objetivo é aproximar o mercado dos 100 mil milhões de euros necessários para cumprir as metas europeias para 2020 ao nível da eficiência energética.

O ICP Europe divulgou no início do mês de março «um conjunto robusto de diretrizes do projeto» para definir «as melhores práticas europeias na poupança de energia, na otimização do desempenho energético e na monitorização dos resultados dos investimentos», refere o ICP Europe, em comunicado.

As perspetivas apontam para que os lançamentos dos novos protocolos, direcionados para a reabilitação dos imóveis comerciais, aumentem a «confiança nos fundamentos da engenharia e no retorno financeiro dos projetos».

Neste âmbito, o ICP Europe já firmou um conjunto de parcerias estratégicas com o Grupo de Instituições Financeiras para a Eficiência Energética, onde se incluem os Serviços Financeiros da Siemens, Deutsche Bank, ING, Allianz e BNP Paribas, com vista à redução dos custos de transação e a aceleração do processo de negociação dos projetos de reabilitação dos edifícios.

Por seu lado, Steven Fawkes, consultor sénior do ICP Europe, não tem dúvidas de que «com o lançamento dos seis primeiros protocolos de reabilitação, o ICP Europe está a ajudar a eficiência energética a tornar-se num produto normalizado e, portanto, uma parte indispensável do portefólio de qualquer investidor institucional».