Estatísticas

Custo com construção de casas novas subiu 1,9% em janeiro

Custo com construção de casas novas subiu 1,9% em janeiro
Fotografia de Freepik.

No primeiro mês do ano, os custos de construção de casas novas aumentaram 1,9% em termos homólogos, mais 0,2 pontos percentuais que o observado no mês anterior.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta quinta-feira, o preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -0,9% e o custo da mão de obra de 5,7%.

Para a taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o custo da mão-de-obra contribuiu com 2,4 pontos percentuais e os materiais com -0,5 p.p.

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com uma descida de cerca de 15% e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, a chapa de aço macio e galvanizada e os vidros e espelhos com reduções de cerca de 10%.

Em contrapartida, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10% e o cimento, as tintas, primários, subcapas e vernizes com cerca de 5%.

PUB
PUB