Estatísticas

Fogos licenciados em construções novas sobem 5,6% até outubro

Fogos licenciados em construções novas sobem 5,6% até outubro
Fotografia de evening_tao, Freepik.

Entre janeiro e outubro de 2023, registou-se um aumento de 5,6% no número de fogos licenciados em construções novas, em termos homólogos, para um total de 27.130 alojamentos. Por outro lado, os licenciamentos recuaram, verificando-se uma redução de 10,3%, em termos homólogos, no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais. É o que revela o Síntese Estatística da Habitação, desenvolvida pela AICCOPN.

Nos primeiros dez meses do ano transato, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 3.292 milhares de toneladas, o que traduz um acréscimo de 1,8%, em termos homólogos.

Em outubro, o stock de crédito à habitação totalizou 99.038 milhões de euros, o que traduz uma variação de -1,0%, em termos homólogos. Quanto à taxa de juro implícita no crédito à habitação, fixou-se em 4,43%, nesse mês, o traduz uma expressiva subida de 3,11 pontos percentuais, face aos 1,33% apurados em outubro de 2022.

No que diz respeito ao valor mediano de avaliação de habitação para efeitos de crédito bancário, no mês de outubro, verificou-se um aumento de 8,2%, em termos homólogos.

Região Norte

Na Síntese Estatística da Habitação do mês de dezembro, a AICCOPN destaca a Região Norte, onde número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em outubro foi de 14.835, o que traduz um aumento de 9,4%, face aos 13.556 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.

Destes, 23% são de tipologia T0 ou T1, 26% são de tipologia T2, 43% de tipologia T3 e 8% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 8,3% em outubro.

PUB
PUB