Portugal regista maior subida dos preços das casas na União Europeia

Portugal regista maior subida dos preços das casas na União Europeia
Fotografia de Jakub Żerdzicki, Unsplash.

Portugal registou a maior subida homóloga dos preços da habitação entre os Estados-membros da União Europeia no primeiro trimestre de 2025, com um crescimento de 16,3% face ao mesmo período do ano anterior. A revelação é do Eurostat, que destaca ainda aumentos expressivos na Bulgária (+15,1%) e na Croácia (+13,1%).

Os dados agora divulgados mostram que, em termos gerais, os preços das casas aumentaram 5,4% na área euro e 5,7% no conjunto da UE, em comparação com o primeiro trimestre de 2024. A tendência de valorização acelera face ao trimestre anterior, em que as subidas tinham sido de 4,1% e 4,9%, respetivamente.

Também em comparação com o trimestre anterior, Portugal voltou a figurar entre os países com maiores subidas: os preços das casas cresceram 4,8% no primeiro trimestre do ano, o segundo valor mais elevado entre os 27, apenas superado pela Hungria (+5,2%).

Ao contrário da tendência geral, a Finlândia foi o único país da UE a registar uma descida homóloga, com uma queda de 1,9% nos preços. Já no comparativo trimestral, além da Finlândia (-1,0%), também a Eslovénia (-2,0%), o Luxemburgo (-1,2%) e a Alemanha (-0,4%) apresentaram recuos.