A conferência Portuguese Real Estate Investment Vehicles & Financing terá lugar no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, no próximo dia 23 de maio.
O evento visa fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada dos diferentes tipos de veículos de investimento disponíveis, oferecendo orientações para escolhas mais rentáveis. Durante a manhã, serão abordados temas cruciais como o impacto do crescimento económico, a evolução das taxas de juro, o papel dos mercados de capitais e a inovação nos veículos de investimento imobiliário.
O arranque da conferência está agendado para as 9h30, com a sessão “Macro Events are always giving us food for thought”, dedicada à análise da conjuntura económica global.
Pelas 11h30, segue-se o painel "Is leverage from the Banking sector and Capital markets now more available?", onde especialistas irão discutir as melhorias e fragilidades no mercado de crédito institucional, em particular no contexto da queda das taxas de juro.
A conversa focar-se-á em como os veículos de investimento portugueses e estrangeiros estão a aproveitar a disponibilidade de financiamento alternativo e qual o papel dos mercados de capitais no futuro do financiamento imobiliário.
António Alvarenga, professor da Nova SBE, será o orador principal da segunda mesa-redonda, que contará com: Francisco Cary, Member of the Board da Caixa Geral de Depósitos, Luis Ribeiro, Member of the Board do Novobanco (presença sujeita a confirmação), João Nuno Palma, Vice President of the Executive Board do Millennium BCP, David Campos e Cunha, Head of Credit Ventures da BTG Pactual / Sonae Sierra, e Alberto Sanchez, Director of Corporate Lending for Europe da BTG Pactual. A moderação ficará a cargo de Ricardo Reis, Partner da Deloitte.
"A conferência Portuguese Real Estate Investment Vehicles & Financing assume-se como uma plataforma estratégica para reflexão e partilha de conhecimento sobre os mecanismos de investimento e financiamento no setor imobiliário nacional. Esta iniciativa promove um diálogo essencial sobre a evolução do mercado, num momento em que a sofisticação dos veículos financeiros e a estabilidade regulatória são determinantes para a captação de capital", comenta Duarte Mairos, Diretor da APPII, parceira institucional da conferência.
"Entre os temas em destaque, sobressaem a crescente atratividade dos fundos alternativos, a relevância das parcerias público-privadas e os desafios impostos pelas novas exigências de sustentabilidade. Estas discussões não só reforçam a importância de um ecossistema colaborativo, como também contribuem para posicionar Portugal como um destino de investimento cada vez mais competitivo, transparente e resiliente. Eventos como este são fundamentais para antecipar tendências e alinhar estratégias entre todos os intervenientes do setor", avança Duarte Mairos.
Por outro lado, Eric van Leuven, Diretor-Geral da Cushman & Wakefield Portugal, empresa que patrocina a conferência, enfatiza que "o financiamento é o combustível do investimento imobiliário. Ele proporciona a possibilidade de fazer mais operações, de maior volume e com melhores retornos financeiros. Sem um mercado de dívida saudável e potente não é possível registar volumes de investimento significativos".
O responsável adianta ainda que "numa altura em que se fala tanto no chamado funding gap no imobiliário, temos reduções no fund raising para Equity; o levantamento de capital para dívida está em máximos históricos; e temos players tradicionalmente conservadores (seguradoras, fundos de pensões) a entrar no mercado de financiamento, esta iniciativa não poderia vir em momento mais oportuno".
Na antecâmara da conferência, Manuel Puerta da Costa, Chairman da conferência, sublinha que esta segunda edição “permitirá a todos os participantes encontrar uma grande diversidade de opiniões e informações atualizadas sobre as matérias que a todos deve importar quando estão presentes no mercado português de imobiliário: macroeconomia, veículos e financiamento”.
Organizada pela Iberian Property, a conferência conta com o patrocínio da Cushman & Wakefield, Deloitte, Morais Leitão, Norfin, Refundos Explorer e Square Asset Management. A APAF, a APFIPP e a APPII são os parceiros institucionais da conferência.
O registo já pode ser feito no site da conferência, onde pode também consultar o programa completo!