Savills IM adquire dois supermercados em Portugal

Savills IM adquire dois supermercados em Portugal
Continente Bom Dia Montemor-o-Novo.

A Savills Investment Management (Savills IM), gestora internacional de investimentos imobiliários, reforçou a sua presença em Portugal com a aquisição de dois supermercados urbanos para um fundo especial alemão, no âmbito da sua estratégia europeia de retalho alimentar. Segundo uma estimativa da Iberian Property, o investimento poderá situar-se em torno dos 18 milhões de euros.

Os imóveis agora adquiridos localizam-se em Vila Verde e em Montemor-o-Novo e distinguem-se por localizações urbanas consolidadas, elevada visibilidade e boas acessibilidades. Concluídos em dezembro de 2020 e março de 2021, respetivamente, correspondem a dois supermercados urbanos com contratos de arrendamento de longo prazo, totalizando cerca de 5.600 m² de área bruta locável, ambos arrendados em regime de longo prazo ao Continente e a operar sob o formato Continente Bom Dia.

Os dois supermercados detêm a certificação BREEAM In-Use nível Very Good. Após a conclusão das obras, o inquilino procedeu ainda à instalação de sistemas fotovoltaicos nas coberturas, reforçando a eficiência energética dos edifícios.

Com estas aquisições, a estratégia europeia de retalho alimentar da Savills IM passa a totalizar 471,3 milhões de euros em ativos sob gestão. A assessoria jurídica da transação esteve a cargo da Morais Leitão (MLGTS), a Arcadis atuou como consultora técnica, a PwC como consultora fiscal e financeira e a Cushman & Wakefield (C&W) como consultora comercial.

Voltámos a investir em Portugal no âmbito da nossa estratégia europeia de retalho alimentar, e com boas razões. Os imóveis enquadram-se de forma ideal na nossa estratégia de investimento em localizações de retalho local de elevada qualidade e sustentáveis, que oferecem um claro valor acrescentado tanto para os inquilinos como para a população local. Além disso, Portugal e Espanha têm estado entre as economias com crescimento mais rápido da zona euro desde a pandemia. Os sólidos fundamentos em Espanha e Portugal, combinados com níveis de preços atrativos, estão a abrir oportunidades de investimento interessantes, com um perfil de risco-retorno apelativo”, afirmou Kathrin Michalzik, Head of Fund Management Germany da Savills Investment Management.

Atualmente, a estratégia europeia de retalho alimentar da Savills IM integra 67 propriedades, depois de ter adquirido vários portfólios de supermercados em Portugal e Espanha ao longo de 2023 e 2024, estando o portfólio distribuído por sete países europeus.

Por sua vez, Ian Jones, Director of Investment da Savills Investment Management, afirmou que “esta é mais uma excelente adição ao nosso portfólio core europeu de retalho alimentar, diversificado por países, um setor que tem demonstrado a sua resiliência ao longo da pandemia, adaptando-se a um contexto de inflação mais elevada e à evolução dos hábitos de consumo. A oportunidade neste setor é particularmente atrativa no atual enquadramento, proporcionando acesso a ativos imobiliários essenciais, com rendimentos defensivos indexados à inflação, elevada solidez do inquilino e onde a procura por parte dos operadores continua a evoluir e a reforçar-se no segmento dos supermercados”.