Arrancam as obras das infraestruturas do Hub do Beato

Arrancam as obras das infraestruturas do Hub do Beato

Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, responsável pela gestão deste projeto, explica que «estamos a falar de uma obra de infraestruturas, refazer a rede de águas, esgotos, abastecimento de energia elétrica, gás, telecomunicações, tratamento de resíduos, pavimentação, zonas verdes», cita o Eco. Esta fase da obra deverá ser concluída em junho deste ano.

Esta empreitada prevê também a intervenção na rua da Manutenção Militar e a sua ligação à avenida Infante D. Henrique, o que deverá decorrer até março.

O primeiro edifício a ser concluído, que foi também o primeiro a entrar em construção, será construído de raiz e terá 35.000 m². Será gerido pela incubadora de startups Factory, avança o Público.

O acordo entre o Estado e Câmara Municipal de Lisboa para a instalação do Hub Criativo do Beato foi anunciado em 2016, e os primeiros ocupantes deveriam estar instalados desde o final de 2018, mas a mudança tem sido sucessivamente adiada por «questões que são inerentes a estes projetos», diz o mesmo responsável. Em outubro de 2019, durante um evento da Savills que decorreu neste espaço, José Mota Leal, Project Manager da Startup Lisboa, tinha anunciado que os primeiros espaços do Hub estariam operacionais no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o mesmo jornal, o custo da reabilitação deste recinto está estimado atualmente em 55 milhões de euros, 5 dos quais a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, e o restante a cargo das empresas, responsáveis pela obra dos edifícios que vierem a ocupar.