Habitação

Belgas investem em novo projeto residencial no Porto

Belgas investem em novo projeto residencial no Porto

Granjo, é este o nome do novo projeto residencial das promotoras belgas Promiris e Cetim no Porto, que vai surgir na rua António Granjo, no Bonfim.

Trata-se de um projeto misto, que vai incorporar uma residência para estudantes e um edifício residencial, numa antiga fábrica de materiais de construção. Será composto por 6 blocos, um deles de habitação, com 16 apartamentos, com tipologias T1 a T2. Os restantes cinco blocos vão concentrar 212 quartos para estudantes, além de um espaço verde, com lavandaria, ginásio, salas de estudo e várias áreas sociais.

A construção do projeto, que inclui reabilitação e construção nova, está a cargo da Garcia Garcia. A arquitetura é assinada pelo gabinete Fragmentos.

Segundo a construtora, «a nova residência vem potenciar o espaço onde se insere, conferindo uma nova dinâmica e utilidade às instalações anteriormente devolutas. Permitirá ainda suprir de certo modo a crescente necessidade do mercado estudantil, que se depara com a carência de alojamentos disponíveis na cidade, quer para os estudantes nacionais quer estrangeiros».

Explica ainda que «a fachada e a chaminé industrial existente no interior do complexo foram alvo de reabilitação e mantidas em conformidade com as respetivas versões originais. O resto do edifício foi concebido de encontro às linhas industriais que caraterizavam o local, mantendo assim assegurada uma linguagem arquitetónica industrial e moderna». A conclusão está prevista para dezembro deste ano.

A Promiris está atualmente a desenvolver vários outros projetos em Portugal, nomeadamente no Porto, em Lisboa e Vila Nova de Gaia.

PUB
PUB