ELPRE

Consumo de energia nos edifícios diminuiu 4,2% até novembro

Consumo de energia nos edifícios diminuiu 4,2% até novembro
Fotografia de Freepik.

O consumo de energia primária no setor dos edifícios reduziu cerca de 4,2%, tendo as emissões de CO2 diminuído 44,1%. Quanto à percentagem de área de edifícios renovados com enfoque na eficiência energética, estima-se estar próxima apenas dos 2%, face a 2018. São alguns dos resultados divulgados no 5.º relatório de progresso de monitorização da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), que reporta as atividades levadas a cabo entre junho e novembro de 2023.

Apesar de o setor dos edifícios está a caminhar numa trajetória favorável face à descarbonização, com o consumo de energia primária e as emissões de CO2 a registarem uma queda nos últimos anos, a ADENE alerta para a necessidade de reforçar o investimento na reabilitação energética. É um fator crucial para que se atinjam todos os objetivos definidos para 2050. Esta trajetória rumo à descarbonização resulta do atual mix energético e de alguns esforços ao nível da reabilitação energética do parque edificado nacional.

Para além da redução de 34% do consumo de energia primária, a ELPRE estabeleceu outros objetivos a serem atingidos até 2050, como o aumento de 63% de produção de energia renovável localmente e a redução de 77% das emissões de GEE.

Para atingir os objetivos de descarbonização até 2050, o Grupo de Coordenação da ELPRE recomenda a implementação de um conjunto de medidas, incluindo:

- Melhorar a informação disponível sobre o parque edificado;

- Reforçar e criar mais mecanismos financeiros e benefícios fiscais com vista à renovação e eficiência energética;

- Criar um plano de ação específico para a reabilitação do parque de edifícios da Administração Pública;

- Criar um plano de ação para concretizar as ações previstas nos eixos de atuação da ELPRE em preparação.

PUB
PUB