Estatísticas

Custos de construção subiram 1,8% em dezembro

Custos de construção subiram 1,8% em dezembro
Fotografia de joffi, Pixabay.

No último mês de 2023, os custos de construção de casas novas aumentaram 1,8% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais que o observado no mês anterior.

De acordo com a estimativa divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -2,2% e o custo da mão de obra de 7,5%.

No mês de dezembro, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) apresentou uma variação média de 3,9% em 2023, valor 8,3 p.p. inferior ao registado em 2022.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,1 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -1,3 pontos percentuais.

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com uma descida de cerca de 20%, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada com uma redução de cerca de 15% e o consumo de produtos energéticos, com uma diminuição de cerca de 10%.

Em contrapartida, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10% e o cimento, as tintas, primários, subcapas e vernizes com cerca de 5%.

PUB
PUB