Projetos

Endutex avança com nova centralidade em Guimarães

Endutex avança com nova centralidade em Guimarães
Monte Cavalinho, Guimarães

Em pleno Monte Cavalinho, na freguesia de Urgezes, o novo projeto urbanístico liderado pelo Grupo Endutex começa este mês a ganhar força. Com uma duração de nove meses, esta primeira fase representa um investimento de 2,5 milhões de euros e será inteiramente dedicada ao loteamento do terreno, incluindo a construção de estradas, passeios e parques de estacionamento e todas as infraestruturas necessárias.

Ao todo são dez os lotes licenciados para o terreno com cerca de 100.000 m², dos quais dois dedicados a uso de restauração, três para serviços e os restantes cinco para uso residencial, além dos cerca de 64.000 m² destinados a zonas verdes. O seu desenvolvimento será faseado, não tendo ainda prevista uma data de conclusão.

«Guimarães é uma cidade que conhecemos bem e esta localização é excecional. Além de ser muito próxima do centro da cidade, fica junto à estação de comboios, tem vistas únicas e uma ótima acessibilidade», comenta o administrador do Grupo Endutex, André Ferreira, acrescentando que «o projeto é de baixa densidade, tem infraestruturas atuais, conta com um amplo espaço verde», o responsável diz ainda que «a diversidade de funções fará desta zona uma nova centralidade e não apenas um dormitório».

De acordo com este responsável, «a proposta prevê que os rés-do-chão possuam uma variedade de usos, desde lojas a restaurantes, tendo como objetivo evitar o isolamento e os efeitos negativos do mesmo quando os loteamentos são exclusivamente para habitação», pois «a pluralidade de funções ajuda a fixar atividades complementares, da mesma forma que dinamizam o espaço público envolvente, proporcionando uma boa transição com a área central da cidade, prolongando-a e enriquecendo-a».

PUB
PUB