Empresas

Engexpor lança nova empresa DCS - Digital Construction Services

Engexpor lança nova empresa DCS - Digital Construction Services

DCS – Digital Construction Services, é o nome da nova unidade de negócio que a Engexpor acaba de lançar, com serviços de inovação e tecnologia para todas as áreas do imobiliário, desde a fase de conceção e projeto, passando pela fase de construção, terminando na fase de operação dos ativos.

Estes serviços são direcionados para todos os players do mercado imobiliário, tais como promotores imobiliários, gabinetes de projeto, empresas de construção, empresas de asset e facility management. Esta nova unidade, que resulta da autonomização de um departamento da Engexpor, será liderada por Bruno Matos, na qualidade de Managing Diretor da DCS, quadro do Grupo com uma ampla experiência em diversas áreas com especial enfoque em BIM (Building Information Modeling).

A DCS conta com serviços e aplicações digitais para a gestão abrangente e integrada da informação, das tarefas e da comunicação, ao nível do indivíduo, da equipa e da organização. Estes serviços incluem ferramentas BIM (Building Information Modeling), aplicáveis ao ciclo de vida do projeto desde a fase de conceção até à entrega final da obra, com funções de modelação, análise, coordenação, otimização, simulação e documentação.

Miguel Alegria, CEO da Engexpor, explica em comunicado que «a DCS – Digital Construction Services vem dar uma resposta mais dedicada a um serviço que já era prestado anteriormente, mas que pela sua especificidade e alcance, justifica a criação de uma nova empresa. Desta forma, está aberta a possibilidade da contratação deste serviço especializado de uma forma independente do serviço de Gestão de Projeto e Gestão da Construção». E completa que «a DCS permite-nos complementar a oferta da Engexpor e dar mais um passo importante em direção ao futuro da indústria da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO)».

Por seu turno, Bruno Matos, Managing Director da DCS, afirma que «é com muito orgulho e entusiasmo que abraço a liderança da DCS. Esta representa a vontade de acrescentar valor às empresas, ativos e projetos, que venham a trabalhar connosco, por meio de métodos e técnicas sustentadas em tecnologias de informação inovadoras».

Acredita que «a importância da coordenação de projetos é frequentemente reconhecida apenas quando algo de errado acontece, existindo a tendência de transferir erros de conceção, medição e outros para a fase de construção. Os gestores de projeto têm a oportunidade de mitigar estas ineficiências por recurso à metodologia BIM, desde que previamente definidos os requisitos contratuais apropriados para promover a colaboração entre as equipas de conceção e construção» conclui.

Bruno Matos tem vários anos de experiência neste setor, e profundo conhecimento da metodologia BIM, enquanto membro da Comissão Técnica BIM Portuguesa (CT197), onde integra as Tasks Forces de Contratação BIM e do Plano de Execução BIM (PEB), sendo o representante pela área de Construção.

PUB
PUB