Formula 1 vai voltar a Portimão

imagem ilustrativa
Klugschnacker, CC

A Formula 1 estará de volta ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, em 2027 e 2028. O Governo assinou um contrato com a gigante do desporto motorizado que é válido nestes dois anos.

Na manchete do site oficial da Fórmula 1 desta terça-feira, destaca-se a beleza da paisagem e os desafios e emoções que este circuito de 4,6 quilómetros vai trazer ao calendário da competição.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Formula 1, afirma estar “muito contente por ver Portimão regressar ao calendário da Fórmula 1 e por este desporto continuar a despertar a paixão da nossa incrível base de fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista desde a primeira curva até à bandeira axadrezada, e a sua energia levanta os fãs dos seus lugares”.

A Formula 1 destaca a história da competição em Portugal, desde o primeiro Grande Prémio realizado no Porto em 1958, e os vários fins de semana de corridas em Monsanto e Estoril ao longo dos 75 anos do desporto. “Alguns dos maiores pilotos da Fórmula 1 alcançaram o degrau mais alto do pódio em Portugal, incluindo Stirling Moss, Alain Prost, Ayrton Senna e Nigel Mansell”, pode também ler-se na mesma página.

Mais tarde, em 2020 e no pico da pandemia de Covid-19, a Fórmula 1 voltou ao Algarve, com uma segunda edição em 2021, já com público nas bancadas, no ano em que Lewis Hamilton ultrapassou o recorde de Michael Schumacher com a sua 92ª vitória.

A AHETA saudou, entretanto, o regresso do evento ao Algarve, e agradeceu “reconhecidamente aos intervenientes no processo, do lado português, especificamente o Governo, o Turismo de Portugal, a RTA, a Parkalgar e os municípios diretamente apoiantes do evento. Desde sempre defendemos um trabalho conjunto com vista a podermos apresentar um calendário internacional de eventos, que possam trazer turistas ao Algarve, especialmente na época baixa da atividade e, por outro lado um reforço internacional da marca Algarve, que nos une a todos”.