Investimento estrangeiro atinge 55% no Oeste

Investimento estrangeiro atinge 55% no Oeste
Fotografia de Freepik.

A região do Oeste voltou a evidenciar um forte dinamismo no mercado residencial, com um aumento de cerca de 10% no número de transações em 2024, totalizando 6.332 operações. Estes dados constam do Market Report Portugal da Engel & Völkers, um conjunto de estudos desenvolvidos em parceria com o Instituto Marketing Research, que analisam a atividade de intermediação da consultora nos principais mercados residenciais do país no período de 2024-2025.

A atividade na região do Oeste mantém-se fortemente ancorada na procura internacional, que representa 55% das transações intermediadas na região, num território onde o investimento e a aquisição de segundas residências continuam a ser os principais motores da procura, enquanto a habitação própria e permanente corresponde a cerca de 20% das operações.

No que diz respeito ao preço médio de venda na região Oeste, em 2024 o valor fixou-se nos 4042 euros/m², registando um aumento no preço das habitações de cerca de 11,57% em relação a 2023. Já no mercado do arrendamento, a região Oeste destaca-se como uma das regiões que o preço de m² no arrendamento é mais baixo, rondando os 6,93 euros/m².

"A região Oeste continua a afirmar-se como um mercado cada vez mais dinâmico e atrativo, sustentado por um crescimento consistente da procura e por um investimento estrangeiro que já representa mais de metade das operações da Engel & Völkers na região. A subida de 11,57% no preço médio de venda reflete não apenas a valorização do território, mas também a confiança dos compradores na qualidade de vida, no potencial de crescimento e na diversidade de produto imobiliário disponível", afirma Rute Almeida, Office Manager da Engel & Völkers Oeste.