Formação

MatosinhosHabit firma parceria com a OA e com a FAUP

MatosinhosHabit firma parceria com a OA e com a FAUP

Promovido pela MatosinhosHabit, em conjunto com a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, este programa formativo pretende preparar um conjunto de técnicos para responder de forma rápida e eficaz às solicitações relacionadas com toda a regulamentação do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salienta que «a MatosinhosHabit será a entidade que vai complementar a parte teórica da formação com a parte prática» dando a possibilidade aos formandos de uma maior envolvência e contacto com casos reais dos munícipes.

Conceição Melo, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, encara este desafio como «um projeto piloto passível de ser disseminado por todo o território nacional. A capacitação de jovens arquitetos para práticas multidisplinares, prévias ao exercício do projeto de arquitetura (ato próprio e exclusivo da profissão) é essencial para a boa concretização das ELH e inaugura uma visão mais abrangente do exercício da prática profissional».

Na opinião de Aitor Varea Oro, arquiteto e investigador no MDT-CEAU-FAUP, «esta parceria permite formar uma nova geração de técnicos capaz de estabelecer a mediação entre os promotores dos programas disponíveis e os destinatários, que, sem apoio externo, dificilmente conseguiriam usufruir dos mesmos, permitindo avançar, em simultâneo, para a qualificação e humanização das nossas cidades».

Esta formação é dirigida a arquitetos inscritos na OA há menos de 5 anos. Apresenta-se estruturada em cinco módulos, de entre os quais se destaca o denominado “A alavanca de Programa 1.º Direito: Estratégias Locais de Habitação (EHL)” composto por diversos itens: “1º Direito”: critérios de elegibilidade, soluções habitacionais e promotores das medidas; Estratégia local de habitação: objetivos, diagnóstico, programação e soluções; e Exemplo ilustrativo: As propostas e os desafios de operacionalização da ELH de Matosinhos.

PUB
PUB