Tintas e Vernizes

A arte da reabilitação urbana e a tecnologia CIN

A arte da reabilitação urbana e a tecnologia CIN

Sponsored Content: CIN

Ao longo da nossa história temos marcado presença em alguns espaços icónicos que foram submetidos a processos de reabilitação urbana, tais como o Teatro Tivoli BBVA, Hotel Pestana no Terreiro do Paço e o Museu de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, o Palacete Araújo Porto ou o Teatro Rivoli, no Porto.

A degradação dos centros históricos e a necessidade de devolver luz, harmonia e personalidade a edifícios emblemáticos, fez com que a CIN incorporasse no seu portefólio uma gama de produtos específicos que pudessem ajudar os profissionais na arte da reabilitação urbana. Um desses exemplos é Cinoxano Mineral, uma tinta de base aquosa para fachadas, que alia o aspecto mineral, muito apreciado em zonas históricas, a uma permeabilidade ao vapor de água e impermeabilidade à água em estado líquido. Estudámos e criámos um produto que se adequasse especificamente a edifícios antigos, em que os rebocos existentes – bastardos à base de cal -, exigem uma tecnologia particular para assegurar a evaporação da humidade existente no interior das paredes. A inovadora tecnologia de Cinoxano Mineral foi reconhecida pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – que, após vários ensaios comparativos, concluiu favoravelmente, sobre a adequabilidade da sua aplicação na conservação e reabilitação de edifícios antigos, como se comprova no presente Documento de Aplicação (DA 107).

A pensar nos interiores, a CIN criou a tinta VinylClean – uma tinta mate super lavável cuja fórmula incorpora partículas micronizadas, de última geração que lhe conferem uma máxima resistência à remoção de nódoas. Mas o processo de reabilitação urbana entende-se a outras superfícies, sendo, muitas vezes necessário proteger e decorar madeiras e metais. Por este motivo, o desenvolvimento tecnológico e a inovação da CIN desenvolveu AC-Thane, um esmalte aquoso com tecnologia ultra inovadora baseada numa nova formulação enriquecida com poliuretano e com um acabamento satinado, ultra-suave que lhe confere uma maior durabilidade. A rapidez de secagem e a considerável redução no impacto ambiental são características diferenciadoras que lhe são reconhecidas e que tornam este esmalte como a melhor solução para protecção de madeiras e metais em interior e exterior.

A pensar também na reabilitação e protecção dos soalhos em madeiras – também eles muitos presentes em projectos de reabilitação, a CIN tem disponível a gama de vernizes para soalhos – Durocin – um leque de produtos, de base aquosa e solvente, adaptáveis a todo o tipo de necessidades, atendendo às características de resistência química ou de preferência de brilho.

Desde sempre que a CIN se apercebeu da complexidade inerente aos processos de reabilitação urbana, que têm por base um enorme de trabalho de rigor, cuidado e respeito pela história e arquitectura de cada edifício. Por esse mesmo motivo, a marca tem trabalhado, ao longo dos anos, para produzir as melhores soluções, reconhecidas por profissionais e consumidores, que fizessem jus à beleza de cada projecto e que são fruto de mais de 100 anos de investigação.

PUB
PUB