Lisboa

Azipalace quer reabilitar edifícios abandonados da Fontes Pereira de Melo

Azipalace quer reabilitar edifícios abandonados da Fontes Pereira de Melo
Leandro Neumann Ciuffo, (CC BY 2.0)

O conjunto de três edifícios abandonados há vários anos na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, conhecidos devido aos seus graffitis de grandes dimensões, já têm destino, e serão reabilitados pela Azipalace, do grupo hoteleiro Sana.

Depois de vários anos ao abandono, o proprietário e a autarquia chegaram a acordo para recuperar este conjunto, que é um dos últimos exemplos de arquitetura dos finais do século XIX e inícios do século XX nesta zona da cidade.

Segundo avança o Público, os três edifícios existentes serão reabilitados. Serão construídos dois novos corpos na rua Martens Ferrão (com 7 pisos) e na rua Andrade Corvo (6 pisos) e será demolida uma estrutura em lajes de betão existente nas traseiras. O futuro conjunto de 5 imóveis será destinado maioritariamente a uso habitacional, num total de 136 casas.

A proposta apresentada pela promotora à CML, à qual a Lusa teve acesso, refere que «a presente operação urbanística prevê 22.896,45 m² de superfície de pavimento, dos quais 18.497,65 m² são afetos ao uso habitacional (136 fogos) e 2.272,95 m² destinados a serviços», cita o idealista/news.

Já no ano passado, a Assembleia Municipal de Lisboa analisou uma petição com 396 assinaturas que pugnava pela salvaguarda do quarteirão, que recomendou à autarquia que tomasse «as necessárias diligências junto do proprietário para acabar com a degradação desses edifícios situados numa das mais importantes avenidas da cidade».

Chegou também a ser chumbado o projeto para a construção de uma torre neste quarteirão. Em junho último, o Urbanismo da CML emitiu um parecer favorável ao novo projeto «condicionado à necessidade de a operação urbanística assegurar a instalação de uma creche para 42 crianças», em alternativa à cedência de uma parcela para esse fim.

Nova discussão sobre este projeto já está planeada, mas foi entretanto adiada pela Câmara Municipal.

PUB
PUB