Semana RU

Casa de Férias de ATELIERDACOSTA vence Prémio Jovens Arquitectos

Casa de Férias de ATELIERDACOSTA vence Prémio Jovens Arquitectos

O projeto de arquitetura Casa de Férias, do Atelierdacosta, venceu a 2ª edição do Prémio Jovens Arquitectos. Os galardões foram entregues esta quarta-feira, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

Este espaço de habitação em contexto rural situa-se em Esposende. Na descrição do projeto, refere-se «uma linguagem arquitetónica muito própria, onde a leitura do exterior e o desenho dos alçados refletem a variação da espacialidade interior. Assume, simultaneamente, a natureza dos materiais num diálogo permanente entre as soluções construtivas e o seu valor estético e cultural».

Casa de Férias, Esposende
Casa de Férias, Esposende

Casa de Férias, Esposende
Casa de Férias, Esposende

O desenvolvimento desta Casa é feito a partir de uma planta quadrada de 10 m de lado, que permite «compatibilizar uma visão informal do habitar de espaços comuns livres, amplos e abertos com a contenção da intervenção na paisagem, concretizando uma construção compacta que mantém a maior parte do terreno permeável e natural».

Entre as preocupações do projeto destacadas pelo júri do PJA, estão o controlo dos custos da obra, cruzamento entre os sistemas construtivos tradicionais e a pré-fabricação; sistemas passivos de ventilação, sombreamento e iluminação; e o uso qualitativo dos materiais de produção industrial.

Em segundo lugar, ficou o projeto do Edifício General Silveira, no Porto, assinado pelos ateliers ATA Atelier e Entre Tempos. Em terceiro lugar, o projeto do Centro Interpretativo do Vale do Tua, assinado pelo Rosmaninho + Azevedo Arquitectos.

Edifício General Silveira, no Porto
Edifício General Silveira, no Porto

Para Patrícia Robalo, membro do júri deste ano, a edição ficou marcada por candidaturas de «elevada qualidade arquitetónica. O júri teve a honra de analisar e discutir sobre um conjunto de edifícios que muito dignificam a prática da arquitetura na sua capacidade de humanizar, organizar e materializar o espaço através do desenho e de uma aprendizagem reflexiva. Coube ao júri a tarefa exigente de destacar os três projetos que se destacam».

Na entrega do galardão, Paulo Serôdio comentou, em nome da organização, que «para nós, é sempre um prazer estar ligados à arquitetura. Este prémio significa mostrar a arquitetura a um público mais geral. Achamos que os arquitetos mais novos têm poucas oportunidades para mostrar o seu trabalho, saudamos esta iniciativa da Vida Imobiliária. Contem sempre connosco como entusiastas da arquitetura».

Centro Interpretativo do Vale do Tua
Centro Interpretativo do Vale do Tua

Este ano, o Prémio Jovens Arquitectos recebeu um total de 45 candidaturas de arquitetos com menos de 40 anos. A iniciativa é organizada pela Vida Imobiliária em coorganização com os arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitectura Agora. Associam-se ao PJA a Cosentino, o Grupo Preceram e a S+.

PUB
PUB