Semana RU

Começa hoje a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Começa hoje a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Arranca esta terça-feira mais uma edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorre de 11 a 13 de maio, iniciativa da Vida Imobiliária.

O evento volta a realizar-se este ano em formato híbrido, através da plataforma virtual de eventos Swapcard, inovando para continuar a assegurar a participantes e sponsors um evento de sucesso.

Plano de Recuperação e Resiliência

A primeira conferência do dia, sob o mote "Plano de Recuperação e Resiliência - A prioridade à reabilitação urbana", terá lugar pelas 10h, contando com a abertura a cargo do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que vai apresentar o PRR. Participam também Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI.

Segue-se a discussão sobre o PRR, no qual a reabilitação urbana é prioridade. Participam nesta mesa redonda também Luís Lima, Presidente da APEMIP; Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE; Nelson Lage, Presidente da ADENE; João Paulo Saraiva, Vice-Presidente da CML, e Aline Guerreiro, CEO do Portal da Construção Sustentável.

Neste debate, moderado por António Gil Machado, diretor da VI, importa perceber como e quando vão chegar os apoios previstos e como nos podemos preparar para a sua implementação; quais os desafios que se colocam enquanto sociedade e como devemos aproveitar esta oportunidade; e como podemos aproveitar os novos fundos para uma reabilitação sustentável.

A logística de “last mile”

Pelas 11h30, o debate centra-se na temática da logística de “last mile”, na conferência “O Contributo da Logística Last Mile na Reabilitação Urbana”. Esta discussão importa numa altura em que a pandemia de Covid-19 veio dar um grande impulso ao comércio online e pulverizou as previsões que existiam para as compras realizadas por via eletrónica. A infraestrutura logística das cidades portuguesas precisa agora de se adaptar de forma muito rápida a esta nova realidade. Com a moderação de Miguel Franco, da Schmitt Elevadores, este debate contará com representantes de empresas como a Sonae Sierra, a Merlin Properties ou a CBRE Portugal. Pode consultar a agenda aqui.

Prioridade da promoção para arrendamento

“Promoção para arrendamento é a nova prioridade” dá o mote à sessão que começa pelas 15h, que se vai focar no mercado da construção ou promoção de habitação para arrendamento, ou o chamado “built to rent” – um dos setores mais atrativos para os investidores atualmente. Desde os novos formatos de habitação, ao arrendamento tradicional, multiplicam-se as oportunidades de novos modelos de negócio.

Esta conferência contará com apresentações e intervenções do professor Luís Menezes Leitão, Presidente da direção da ALP, e de Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal.

A mesa redonda de debate segue com a participação de João Pita, Vice-Presidente da RoundHill Capital; Ricardo Kendall, CEO, Smart Studios; Iolanda Gávea, Membro Direção, ALP; e Ricardo Guimarães, Diretor, Confidencial Imobiliário, com moderação de Patrícia Liz, da Savills Portugal.

Descarbonizar os edifícios

“Descarbonização dos edifícios – O desafio de futuro!”, é o tema da conferência que acontece pelas 16h30. O futuro da mobilidade elétrica, as redes elétricas inteligentes, a produção e distribuição local são realidades com as quais já convivemos. Como podemos aproveitar a oportunidade dos novos apoios e incentivos comunitários para alavancar esta mudança? É a esta e outras questões que os convidados desta sessão vão tentar responder, entre os quais José Manuel de Sousa, Vice-Presidente da OET; Sílvia Amaral, diretora de Mobilidade Elétrica da Nissan (a confirmar); e Manuel Pinheiro, diretor do LiderA.

Na mesa redonda de debate participam ainda Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt + Sohn Elevadores; João Sousa, Presidente do Colégio de Engenharia Mecânica e da OET; e Cristina Cardoso, Vice-Presidente do Colégio Civil da OET.

Questões do licenciamento urbanístico

O dia de debate encerra ainda com uma conferência jurídica, “Questões práticas sobre licenciamento urbanístico”.

Pretende-se contribuir para a discussão de questões que se colocam no âmbito do licenciamento de operações urbanísticas, através da identificação de algumas dúvidas práticas que usualmente se colocam e contributos para a resolução das mesmas, incluindo a discussão sobre o novo regime aplicável à reabilitação de edifícios e frações.

Participam no debate Rui Ribeiro Lima, Advogado da MLGTS; Mariana Pedroso, da Architect Your Home Portugal; e Tiago Cabral, do Imojuris.

PUB
PUB