PNRU

E os finalistas do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são…

E os finalistas do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são…

O emblemático Parque dos Poetas, em Oeiras, cidade anfitriã da cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, será esta quarta-feira, dia 7 de julho, o palco da reabilitação urbana.

Na corrida ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 estão 87 projetos, oriundos de 23 concelhos, de norte a sul do país. A maioria dos projetos a concurso (56%) são de uso habitacional, seguem-se os de impacto social (20%), os de turismo (13%) e, por fim, os projetos de comercial e serviços (11%).

A cerimónia, conduzida pela apresentadora Bárbara Guimarães, revelará os vencedores nas 10 categorias a concurso: Melhor Intervenção de Uso Residencial; Melhor Intervenção de Uso Turístico; Melhor Intervenção de Uso Comercial e Serviços; Melhor Intervenção de Impacto Social; Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa; Melhor Intervenção da Cidade do Porto; Melhor Reabilitação Estrutural; Melhor Intervenção de Restauro; Melhor intervenção inferior a 1000 m2; e Melhor Solução de Sustentabilidade.

Na categoria melhor intervenção de uso Residencial estão nomeados o 266 Liberdade (edifício do Diário de Notícias), o Castilho 203, o Edifício de Habitação Coletiva na Rua do Arsenal e a Casa na Gomes Freire, em Coimbra.

Em melhor intervenção de Impacto Social mereceram o reconhecimento do júri o Projeto de Valorização, Reabilitação e Conservação das Termas Romanas de São Pedro do Sul, o Palácio São Roque, a "Praça" Mercado Municipal de Braga e a Recuperação e Reabilitação do Mosteiro de S. Miguel de Refojo. Nas categorias Residencial e Impacto Social a qualidade das intervenções a concurso fez com que o júri, excecionalmente, tenha indicado quatro nomeados.

Na categoria melhor intervenção de uso Comercial e Serviços estão nomeados a Universidade das Nações Unidas, em Guimarães, o BOC – Boavista Office Center, no Porto, e os escritórios da Revolut, em Matosinhos.

Em melhor intervenção de uso Turístico reuniram o maior número de votos o Vila Galé Collection Alter Real, o Torel Palace Porto e o NEYA Porto Hotel.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria melhor reabilitação inferior a 1000 m2 será disputada pela Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque, em Braga, pela reabilitação da Casa na Rua Álvares Cabral, no Porto, e pela Casa em Campo de Ourique, em Lisboa.

Em restauro os nomeados são a Casa dos 24 – Igreja de São José dos Carpinteiros, em Lisboa, a Reabilitação da Quinta do Espírito Santo, em Odivelas, e a Casa São Roque – Centro de Arte, no Porto.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Estrutural será disputado pelo Castilho 203, pela "Praça" Mercado Municipal de Braga e pela Recuperação e Reabilitação do Mosteiro de S. Miguel de Refojo.

Na categoria sustentabilidade o júri, assessorado pela Adene – Agência para a Energia e pela Savills, nomeou o edifício Liberdade 12, a Moradia Alto de Vila 365 e o Castilho 203.

No prémio Nacional de Reabilitação Urbana melhor intervenção cidade do Porto estão nomeados o BOC - Boavista Office Center, a reabilitação de Casa na rua de Álvares Cabral e o NEYA Porto Hotel.

Por fim, os eleitos do júri na categoria melhor intervenção cidade de Lisboa são o 266 Liberdade, o Castilho 203 e o Palácio Santa Helena.

A difícil tarefa de eleger os melhores coube ao júri do Prémio e que este ano conta com a participação do professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra» (RcR); o economista e professor, João Duque; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (2014/2016), João Santa-Rita; o arquiteto e Subdiretor-Geral da DGPC, João Carlos Santos; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos. Cinco personalidades de reconhecido mérito e excelência e que certificam a independência, o rigor e a qualidade daqueles que serão os vencedores da edição de 2021.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros na categoria platina; da Sanitana, da Neuce e da Revigrés na categoria ouro.

Criado com o objetivo de premiar a excelência na reabilitação e regeneração urbanas das cidades portuguesas, esta iniciativa distingue todos os anos alguns dos melhores projetos nacionais, bem como o trabalho dos promotores, arquitetos, engenheiros e construtores que participaram na sua conceção e execução. Lançado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem vindo a construir um sólido percurso enquanto a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios no nosso país, recebendo desde a sua primeira edição um total de 603 projetos a concurso.

PUB
PUB