PNRU

Matosinhos é a cidade anfitriã do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024

Matosinhos é a cidade anfitriã do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024
Matosinhos é a cidade anfitriã da cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024.

Falta menos de um mês para serem revelados os Finalistas e os Vencedores nas 10 categorias a concurso no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). A concurso estão 80 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, incluindo ilhas, num total de 23 concelhos. Concorrem intervenções de reabilitação urbana localizadas em Albufeira, Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Cascais, Évora, Faial, Faro, Funchal, Guimarães, Lisboa, Matosinhos, Odivelas, Oeiras, Ponta Delgada, Portimão, Porto, Santarém, Tomar, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Gaia e Viseu. São mais de 200 mil metros quadrados de área intervencionada, obras de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023.

Na edição de 2024 serão distinguidas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias, designadamente: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1.000 m².

Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Acresce a estreia o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais.  

Reabilitação urbana celebra-se na Casa da Arquitectura, em Matosinhos

Vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), em 2018, na categoria Melhor Intervenção com Impacto Social, o edifício da Casa da Arquitectura (antiga Real Vinícola), em Matosinhos, será o palco do Jantar e Cerimónia de entrega de Prémios em 2024.

A celebrar a sua 12.ª edição, o PNRU é hoje muito mais do que um Prémio. É uma marca de referência, não só para os profissionais do setor, mas para o público em geral que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação. No PNRU celebramos a história, o legado, mas também o presente e o futuro do nosso património e das nossas cidades.

Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a Secil se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como o patrocínio Ouro da Revigrés, Sanitana e BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.

Acompanhe todas as novidades em (RE) Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com

PUB
PUB