Edifícios

Palacete Touzet vai dar lugar a edifício habitacional em Lisboa

Palacete Touzet vai dar lugar a edifício habitacional em Lisboa
Palacete Touzet. Captura do Google Maps.

Em reunião privada do executivo municipal, na quarta-feira, a Câmara de Lisboa aprovou a demolição do Palacete Touzet, em Alcântara, para construir um edifício destinado a habitação. O projeto de arquitetura para o palacete, localizado na Rua dos Lusíadas 15-17, foi aprovado com o voto de qualidade do presidente da Câmara, Carlos Moedas (PSD), após empate entre votos contra e a favor, de acordo com a Lusa, citado pela CNN.

Recorde-se que o projeto de arquitetura para intervir neste palacete em Alcântara foi inicialmente proposto em reunião de câmara em 2017, para alojamento turístico, pelo então vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, mas não chegou a ser votado, tendo o processo sido suspenso no âmbito da apreciação de uma petição em prol da preservação do imóvel enquanto edifício histórico e patrimonial.

A autarquia notificou «três vezes, entre 2018 e 2022» a Imolapa, empresa requerente do projeto, na qualidade de proprietária do imóvel, para que fossem introduzidas alterações que valorizassem o edifício preexistente. Foram realizadas várias reuniões de trabalho entre os serviços de Urbanismo e os autores do projeto, do ateliê Pardal Monteiro Arquitetos, «mas nunca foram submetidas alterações oficiais ao processo».

Segundo a câmara, o estado de conservação do edifício agravou-se e, «à exceção das fachadas e da caixa de escadas, toda a construção está em estado avançado de ruína». A solução atual, agora aprovada em reunião privada, por proposta da vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, «respeita os escassos valores patrimoniais suscetíveis de serem preservados, especificamente a fachada principal».

O novo projeto «altera o uso para habitação coletiva, em vez de turismo, o que permitirá aumentar a oferta de habitação na freguesia de Alcântara com mais 15 fogos», dos quais um T0, um T1, cinco T2, três T3 e cinco T4. A área permeável do logradouro incluída no projeto cumpre os critérios do Plano Diretor Municipal (PDM) de Lisboa, indicou a autarquia.

PUB
PUB