Semana RU

Arranca amanhã a Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Arranca amanhã a Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Regressa já amanhã a Semana da Reabilitação Urbana do Porto, na sua 9ª edição, estreando-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, marcando o regresso ao formato presencial.

Propondo o debate sobre os temas estruturantes da reabilitação e regeneração urbana, com um olhar especial sobre a realidade da cidade do Porto, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto é uma iniciativa da Vida Imobiliária, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto e com o envolvimento das principais associações do setor imobiliário e construção, das ordens profissionais e do universo académico.

Terá este ano mais uma agenda intensa de conferências, workshops e seminários, contando com mais de 100 oradores já confirmados para dinamizar os diferentes momentos do evento.

Entre os grandes temas da edição de 2021 da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se a habitação multifamiliar para arrendamento ou “built to rent”, a habitação acessível e o senior living. Bem como a dinâmica do mercado de escritórios da cidade e o potencial dos grandes projetos mobilizadores da cidade, tais como o Terminal Intermodal de Campanhã ou o Matadouro, projetos-âncora que estão já hoje a alavancar a transformação da zona oriental da cidade.

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estarão também de forma muito premente os temas da sustentabilidade, com foco no ‘Impacto da mobilidade verde e o desafio dos edifícios NZEB’, uma sessão organizada com o apoio da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), e ‘Os apoios públicos à descarbonização, desafios e oportunidades para o sector da energia /edifícios’, uma sessão organizada com o apoio da Adene – Agência para a Energia.

A tecnologia, desde logo o potencial do BIM, bem como os desafios da industrialização e dos custos na construção, encontram na Semana da Reabilitação Urbana os especialistas e o público certos para traçar as perspetivas sobre futuro do setor.

Durante o evento, será também apresentada a 10ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e que, em 2022, celebrará uma década com uma edição muito especial.

Quase a completar 10 anos, a Semana da Reabilitação Urbana tem edições anuais em Lisboa e Porto e afirma-se como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado.

O evento é de acesso livre, e dirige-se quer a profissionais quer a particulares. Para marcar presença na Semana da Reabilitação Urbana basta fazer a sua inscrição (gratuita) e selecionar as conferências a que pretende assistir. Acompanhe todas as novidades AQUI.

A XIX Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Saint-Gobain alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, CIN, Civilria, Fassa Bartolo, JLL, Morais Leitão & Associados, Mota-Engil Real Estate, PLMJ, Predibisa, Reify., Round Hill Capital e Victoria Seguros. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CENTRO HABITAT, FEUP e RICS. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.

PUB
PUB