PNRU

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação são conhecidos a 7 de julho

Vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação são conhecidos a 7 de julho

São ao todo 87 os projetos candidatos à IX edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), oriundos de 23 concelhos de norte a sul do país. A maioria dos projetos a concurso (56%) são de uso habitacional, seguem-se os de impacto social (20%), os de turismo (13%) e, por fim, os projetos de comercial e serviços (11%).

Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia que se realizará no próximo dia 7 de julho no emblemático Parque dos Poetas, em Oeiras, cidade anfitriã do evento em 2021.

A cerimónia será conduzida pela apresentadora Bárbara Guimarães e que revelará os vencedores nas 10 categorias a concurso: Melhor Intervenção de Uso Residencial; Melhor Intervenção de Uso Turístico; Melhor Intervenção de Uso Comercial e Serviços; Melhor Intervenção de Impacto Social; Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa; Melhor Intervenção da Cidade do Porto; Melhor Reabilitação Estrutural; Melhor Intervenção de Restauro; Melhor intervenção inferior a 1000 m2; e Melhor Solução de Sustentabilidade.

Neste momento seguem as reuniões do júri e que conta com a participação do professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra» (RcR); o economista e professor, João Duque; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (2014/2016), João Santa-Rita; o arquiteto e Subdiretor-Geral da DGPC, João Carlos Santos; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos. Cinco personalidades de reconhecido mérito e excelência e que certificam a independência, o rigor e a qualidade daqueles que serão os vencedores da edição de 2021.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros na categoria platina; da Sanitana, da Neuce e da Revigrés na categoria ouro.

Destacar a colaboração da Adene – Agência para a Energia, assessorada pela Savills, entidades que juntas são responsáveis pela avaliação e pré-seleção dos candidatos elegíveis na categoria – Sustentabilidade.

Criado com o objetivo de premiar a excelência na reabilitação e regeneração urbanas das cidades portuguesas, esta iniciativa distingue todos os anos alguns dos melhores projetos nacionais, bem como o trabalho dos promotores, arquitetos, engenheiros e construtores que participaram na sua conceção e execução. Lançado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem vindo a construir um sólido percurso enquanto a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios no nosso país, recebendo desde a sua primeira edição um total de 603 projetos a concurso.

PUB
PUB