Retalho

Ubbo recebe certificação internacional BREEAM

Ubbo recebe certificação internacional BREEAM

O Ubbo Shopping Resort foi distinguido como “Excelente” pelo sistema de certificação de sustentabilidade de edifícios BREEAM para as categorias Edifício e Gestão, na vertente “Em-Uso”.

Trata-se de um sistema desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), que permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, com o objetivo de reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.

A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – “Nova Construção”, monitorizando o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção; “Em Uso”, que mede o mesmo parâmetro, incluindo as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo; e a categoria “Remodelação”.

Através da mesma, proprietários e inquilinos podem avaliar as práticas de gestão do edifício, desenvolver planos de ação que permitam a melhoria da mesma, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Os imóveis podem beneficiar de uma redução de custos operacionais, do impacto ambiental, de uma melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforçar a responsabilidade corporativa ou aumentar o desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como uma empresa mais sustentável.

Bernardo Rebelo de Freitas, diretor de Sustentabilidade da CBRE, comenta que «este este reconhecimento a nível internacional é o espelho do esforço e das diversas otimizações realizadas, que têm vindo a ser aplicadas e em harmonia com a tendência que se tem vindo a afirmar no segmento do imobiliário comercial, nomeadamente, a preocupação revelada pelos investidores, no que toca à sustentabilidade dos seus portefólios, ao procurarem práticas de investimento e de gestão mais responsáveis».

Realça que «mesmo em tempo de pandemia, o UBBO, único Shopping Resort do país, trabalhou no sentido de poder afirmar a sustentabilidade como um dos seus pilares estratégicos, sendo esta certificação um patamar alcançado de grande importância para todos. Com mais este sucesso, a CBRE consolida a sua posição de líder de mercado em prestação de serviços de certificação BREEAM na vertente “Em Uso” no setor dos centros comerciais».

PUB
PUB