Eventos

Bem-vindos à II COPIP

Hugo Santos Ferreira

Hugo Santos Ferreira

Presidente da APPII

Continuámos a construir, a receber mandatos de investimento, os compradores continuaram a comprar, mesmo que à distância e com um incremento das vendas online e mesmo alguns sectores, como a logística, desabrocharam para um grande dinamismo.

Mas nem por isso temos menos desafios, ou menos constrangimentos por resolver. Se, por um lado, alguns dos velhos problemas se agudizam, por outro surgem novos reptos que apelam à inovação e superação. É tudo isto que vamos desenvolver na II edição da COPIP – A Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal.

É, por exemplo, o que se passa com a Habitação, em que a crescente falta de oferta veio agravar o problema habitacional dos portugueses. No dia 30 de junho, a APPII apresenta à secretária de Estado da Habitação, com quem tem trabalhado ativamente, ao setor e ao país o estudo “Contributos para uma Solução de Habitação para Todos”.

Abordaremos também os atuais temas da sustentabilidade, ESG, Edificação Saudável e de como a pandemia veio mudar o paradigma do mercado imobiliário, com especial atenção para saber quais as mudanças de longo prazo que sentiremos no setor.

Numa grande Conferência da Promoção Imobiliária, não poderíamos deixar de falar do financiamento de projetos e as novas formas alternativas que estão a desenvolver-se em Portugal, nomeadamente no mercado de capitais, como são apanágio as SIGIS, ou o já potente mercado de debt funds, tão em voga na Europa.

Acabaremos com o tema que a todos preocupa e interessa: “Desburocratizar o licenciamento – Um desígnio nacional!”. Queremos insistir numa estratégia para a simplificação do licenciamento em todo o País.

Os maiores promotores e investidores imobiliários, nacionais e internacionais, marcarão presença. Vai faltar?