opinião

Desafios e estratégias para o património

Desafios e estratégias para o património
Inês Flores-Colen
Presidente GECoRPA

Os grandes objetivos do GECoRPA, podem ser resumidos nos seguintes pontos fundamentais:

  1. Promover a reabilitação, a conservação e o restauro do património, com intervenções sustentáveis, tendo em vista um desenvolvimento sustentável do país;
  2. Divulgações das boas práticas, com a intervenção de técnicos com formação adequada;
  3. Ações de formação visando a qualificação dos profissionais intervenientes;
  4. Contribuir para uma melhoria do ordenamento do território e da paisagem;
  5. Trabalhar na regulamentação das competências da reabilitação no setor da construção, pela valorização do seu papel na economia e na sociedade.

A atual Direção que iniciou funções em março de 2021, aposta na continuidade da ação desenvolvida por este grémio que no próximo ano completará 25 anos.

O documento estratégico “Conservação e Reabilitação do Património, Estratégias e Potencialidades, entre (2020-2030)”, promovido pelo GECoRPA em 2020, não foi publicado devido à pandemia, mas esperamos efetivar o lançamento presencial em novembro do corrente ano. Este documento inclui um conjunto de recomendações consideradas relevantes para os decisores que atuam nesta área.

Também no decurso do triénio, o GECoRPA terá nas suas iniciativas a preocupação da salvaguarda do património na resposta aos vários desafios impostos mundialmente, dos quais se destaca:

  • Incremento das exigências de sustentabilidade (redução de emissões de CO2 e aposta numa economia circular);
  • Melhorias na renovação energética dos edifícios, com vista à redução da pobreza energética;
  • Aumento da resiliência face às alterações climáticas e às ações pós-pandemia;
  • Transição digital na conservação e reabilitação do edificado existente.

Continuamos certos que cabe à sociedade civil e às associações como o GECoRPA, o papel dinamizador fundamental em sensibilizar os decisores, os investidores e aos cidadãos em geral, sobre as melhorias possíveis das estratégias de resposta aos desafios a cada dia colocados a este setor, reforçando a importância da aplicação de boas práticas e a adequada qualificação dos intervenientes no processo.

O GECoRPA como Grémio do Património sempre pugnou por uma sã promoção da transferência de conhecimento da “arte de bem fazer” e “inovar”, através da formação especializada e divulgação técnica, aglutinando nesta vontade, as universidades, centros de investigação, instituições do estado central e municípios.

Por último, o GECoRPA é um dos patrocinadores institucionais da Semana de Reabilitação de Lisboa, com a dedicada participação em duas sessões programadas: “Os desafios da Arquitetura Sustentável e do Património” e “Intervenção no Património - desafios e casos práticos”.

Assinale-se o firme propósito em contribuir para a uma reflexão sobre o papel importante na preservação do património, defendendo a garantia dos valores da sustentabilidade ambiental, social, cultural e económica, considerados fundamentais numa sociedade que se quer desenvolvida e justa a todos os níveis.

A Direção 2021-2023; Engª Inês Flores-Colen; Engº Filipe Ferreira e Arq. José Borges.

PUB