Moody’s vai baixar rating de Angola

Moody’s vai baixar rating de Angola

 

O rating de Angola foi colocado sob revisão esta 5ª feira, devido à degradação da balança de pagamentos e ao aumento das necessidades de financiamento resultantes da assunção da dívida da Sonangol, explica o Observador.

Na nota que acompanha este anúncio, pode ler-se que «a decisão de colocar o ‘rating’ em revisão para a descida foi desencadeada pela deterioração da balança de pagamentos do Governo e o aumento das necessidades de financiamento, comparadas com as expectativas da Moody’s em outubro de 2017, quando o ‘rating’ de Angola foi descido para B2», cita o mesmo jornal.

Em Outubro, Angola já tinha sido classificada com o território de investimento não recomendado. Agora, este período de revisão deverá «permitir uma avaliação da capacidade e da vontade do Governo para lidar com o aumento do peso da dívida e gerir o maior risco de liquidez que Angola enfrenta». Durante este período, será considerada «a capacidade do Governo cumprir com os seus planos de consolidação orçamental e avaliar os riscos de créditos e as vantagens colocadas pela flexibilização da taxa de câmbio», bem como «explorar as implicações potenciais da reestruturação da dívida proposta aos investidores privados».