49 novos hotéis em Portugal até ao final do ano

49 novos hotéis em Portugal até ao final do ano

Com o turismo a bater novos recordes sucessivos no nosso país, a oferta continua a reforçar. E, depois de em 2017 terem aberto portas 48 novos empreendimentos turísticos, este número volta a crescer em 2018, durante o qual vão abrir portas um total de 49 novas unidades, revela a Deloitte no seu Atlas da Hotelaria 2018.

Segundo aquele estudo anual, cuja 13ª edição foi agora divulgada, no final do ano passado contabilizavam-se em Portugal 1.993 empreendimentos turísticos e 143.089 unidades de alojamento, ou seja, mais 48 projetos e 3.350 quartos e/ou apartamentos que em 2016. As regiões Norte e Algarve são as que concentram o maior número de empreendimentos turísticos no nosso país, 22% cada.

Os hotéis são a tipologia de empreendimentos turísticos mais representativa em Portugal, concentrando 73% da oferta monitorizada. E, revela a Deloitte, as tipologias de quatro e cinco estrelas são aquelas que mais estão a crescer este ano.

A Pestana Hotels & Resorts/ Pousadas de Portugal, a Vila Galé Hotéis e a Accor Hotels são as marcas líderes no mercado português, concentrando o maior número de empreendimentos turísticos em operação.

 

Lisboa tem a 2ª maior taxa de ocupação da Europa

No ano passado o nosso país registou mais de 57 milhões de dormidas de turistas, com as receitas por aposento a atingir os 2.500 milhões de euros e a taxa de ocupação média a fixar-se nos 64%.

Na sua análise, o Atlas da Hotelaria da Deloitte conclui ainda que Lisboa registou a segunda maior taxa de ocupação da Europa em 2017: 80,5%. Já as regiões da Madeira e do Algarve tiveram a estadia média mais elevada, de 5,2 e 4,6 dias, respetivamente.