50% do AL foi registado entre 2016 e 2017

50% do AL foi registado entre 2016 e 2017

 

Apesar da dinâmica da atividade não se trata necessariamente da criação de novas unidades de AL, mas essencialmente reflexo da entrada em vigor da nova legislação que obrigou as plataformas a exigirem os números de registo junto do Turismo de Portugal. Entre 2016 e 2017 surgiram 50% das empresas de animação turística e metade das unidades de AL em atividade, em Portugal, efetuaram o seu registo. 

Para a secretária de Estado do turismo todos os números do setor (do turismo) disponíveis até outubro de 2017 «são ótimos» e demonstram «o dinamismo» que se vive no país. Ana Mendes Godinho lembrou ainda, por exemplo, que «surgiram 80 novos hotéis nos últimos dois anos» em Portugal e que a perspetiva «é de crescimento nos próximos anos», escreve a Lusa, que cita a governante que falava na tomada de posse da direção da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL), disponibilizados pelo Turismo de Portugal, assinalam que a atividade de AL em Portugal mais do que quadruplicou nos últimos três anos, passando de cerca de 13.000 estabelecimentos registados até 2014 para mais de 55.000 espaços.