61 novos hotéis abrem este ano

61 novos hotéis abrem este ano

 

Os números são da Associação da Hotelaria de Portugal (que tem em consideração para estes números apenas a categoria de hotéis, e não outros empreendimentos turísticos), dados pela presidente executiva, Cristina Siza Vieira, durante a conferência sobre “Balanço e Perspetivas da Hotelaria 2018”, que decorreu esta 5ª feira na BTL.

Destes 61 hotéis, 29 vão abrir na região de Lisboa, e 25 na cidade. O Porto e Norte concentra 14 novas aberturas, das quais 10 na Invicta. 8 novos hotéis estão previstos para a região Centro, um para o Alentejo e outro para o Algarve (uma pousada), bem como 8 novas unidades para a Madeira.

No que concerne remodelações, no Porto e Norte vão reabrir 6 hotéis, bem como outros 6 na região de Lisboa, 5 dos quais em cada uma destas cidades. 3 hotéis vão reabrir no Centro, 5 no Algarve, 1 nos Açores e 2 na Madeira, num total de 23 remodelações/reaberturas esperadas em 2018.

Estas novas aberturas deverão acontecer depois de um ano de 2017 em que a hotelaria «nunca tinha registado resultados tão favoráveis», disse o presidente da AHP na abertura da conferência. E espera «que seja o fôlego de que precisamos para construir o futuro».

Cristina Siza Vieira frisou na apresentação que todas as regiões do país registaram subidas em todos os indicadores, num ano em que surgiram 45 novos hotéis. E o crescimento é sustentado, principalmente tendo em conta as médias de crescimento anuais dos últimos 10 anos.

A AHP deixou ainda a nota da importância da monitorização do alojamento local, que já representa 55% e 53% da oferta de alojamento do Porto e de Lisboa, e 58% da oferta em Albufeira. «É importante monitorizar para medir o impacto no país».