Alojamento para estudantes está «em plena expansão»

Alojamento para estudantes está «em plena expansão»

 

Um conjunto de fatores como o crescimento demográfico e económico a nível global ou a concorrência entre instituições de ensino superior têm motivado a tendência de mobilidade internacional dos estudantes. No nosso país, o aumento da procura por este tipo de alojamento deve-se «à maior visibilidade de Portugal no mercado turístico aliado à estratégia nacional de atração de estudantes internacionais», aponta o estudo, bem como aos incentivos à reabilitação urbana, ao custo de vida equilibrado, segurança ou clima.

Atualmente, a procura é superior à oferta, e a oferta imobiliária para este segmento é considerada reduzida, sendo de salientar a competição com o arrendamento tradicional não profissionalizado e paralelo.

No relatório pode ler-se que «este é um mercado que mesmo ainda não se encontrando consolidado no nosso país, está em plena expansão. O futuro passará por conseguir contornar os obstáculos existentes, para que este segmento de mercado tenha hipótese de crescer de forma sólida, organizada, profissional e consequentemente, proporcionar melhores condições aos estudantes influenciando também a imagem e reputação do nosso país».

Para a Uniplaces, «a disponibilização de mais opções e opções acessíveis em termos de preço deve ser vista como uma prioridade para o nosso país, como aponta o relatório divulgado», e garante que «continuará a trabalhar no sentido de proporcionar à comunidade de estudantes as opções certas para que tenham uma experiência de mobilidade inesquecível».

 

“The Class Conference” decorre de 15 a 16 de novembro

Aproveitando a pujança do mercado, a Uniplaces vai ser anfitriã da edição de 2017 da conferência internacional “The Class Conference”, evento que vai decorrer a 15 e 16 de novembro no Convento do Beato, em Lisboa.

Esta iniciativa é organizada ela plataforma The Class Conference 2020, líder na Europa e think tank para este mercado. É o maior evento internacional de habitação universitária do mundo, e acontece pela primeira vez em Portugal.