Em ano e meio foram licenciados 129 hotéis em Portugal

Em ano e meio foram licenciados 129 hotéis em Portugal

 

Esta análise, baseada nos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, obrigatórios nos processos de licenciamento municipal de obras, mostram que as tipologias de 3 ou menos estrelas dominam a nova oferta em pipeline, correspondendo a 56% dos pedidos de licenciamento. Já as categorias de 4 ou mais estrelas correspondem aos restantes 44% dos hotéis em pipeline.

As unidades hoteleiras foram o tipo de projeto dominante no total nacional de novos pedidos de licenciamento referentes a imobiliário turístico iniciados nestes 18 meses em análise. Segundo a Ci, de um total de 245 projetos turísticos sujeitos a licenciamento nesse período, 53% dizem respeito a hotéis, e os restantes 47% a projetos de complexos turísticos, apartamentos turísticos, turismo de habitação e turismo rural.

Os hotéis foram também a tipologia mais representativa a nível dos projetos licenciados a nível regional, à exceção do Norte e do Alentejo, onde representaram 1/3 dos projetos em pipeline. Na Grande Lisboa, 82% dos pedidos de licenciamento de projetos turísticos foram para hotéis, e no Grande Porto esta percentagem foi de 78% do total. No Centro e no Algarve, as fatias são de 59% e 44%, respetivamente.