Aumenta o diferencial entre obras a concurso e contratos celebrados

Aumenta o diferencial entre obras a concurso e contratos celebrados

 

No mês em análise, as promoções de concursos de empreitadas de obras públicas recuperaram face ao recuo significativo registado no mês anterior, com um total de 233 milhões de euros, mais 122 milhões que o registado no mês anterior.

Esta recuperação explica-se com o lançamento do concurso público para a construção dos túneis de drenagem de Lisboa, com um preço base de 106 milhões de euros.

Segundo a AICCOPN, em termos acumulados, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até novembro registaram um aumento homólogo de 78%, num total de 2.654 milhões de euros.

No entanto, o volume total de contratos celebrados em novembro foi de apenas 94 milhões de euros, bastante abaixo da média do ano, de 144 milhões de euros. O barómetro mostra que, devido à evolução positiva verificada até ao fim do 3º trimestre, o total de contratos celebrados e reportados desde o início do ano situa-se em 1.729 milhões de euros, mais 39% em termos homólogos.

Os contratos celebrados no âmbito de concursos públicos representam 989 milhões de euros, mais 50% em termos homólogos, valor que é 2,7 vezes inferior ao total de concursos promovidos, «elevando o diferencial entre a contratação de empreitadas de obras públicas anunciadas e a celebração de contratos para 1.700 milhões de euros no corrente ano», explica a AICCOPN.