BANCO POLACO BGK FINANCIA EMPREITADAS DO NOVO AEROPORTO DE LUANDA

BANCO POLACO BGK FINANCIA EMPREITADAS DO NOVO AEROPORTO DE LUANDA

Este financiamento destina-se ao financiamento de duas empreitadas, nomeadamente o acabamento e apetrechamento da secção protocolar do terminal VIP, fabrico e fornecimento das infra-estruturas externas e equipamentos do novo aeroporto, num valor de 93,3 milhões de dólares.

A outra empreitada diz respeito à construção e apetrechamento do Centro de Formação Aeronáutica, avaliada em 19,7 milhões de dólares.

Como recorda o Jornal de Angola, o custo total da construção do novo aeroporto já ultrapassa os 6.400 milhões de dólares. A obra começou a ser feita em 2004, contratada à China International Fund Limited, por 3.800 milhões de dólares, sendo que os equipamentos já fornecidos pela China National Aero-Technology International Engineering Corporation têm um valor de 1.400 milhões de dólares.

Além disso, o consórcio liderado pela China Hyway Group Limited foi contratado há 2 anos para a construção do ramal ferroviário desde a Estação de Baía do Caminho-de-Ferro de Luanda até ao novo aeroporto, por 162,4 milhões de dólares, aos quais se somam 255 milhões de dólares para a construção de 5 estações ao longo de 15km.

Nota ainda para a construção dos acessos viários, avaliada em 692,7 milhões de dólares.