BEI EMPRESTA €300M A PORTUGAL PARA REABILITAÇÃO URBANA

BEI EMPRESTA €300M A PORTUGAL PARA REABILITAÇÃO URBANA

O Ministro das Finanças, Mário Centeno e o Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Román Escolano, assinaram no dia 12 de setembro o acordo de concessão da primeira parcela (100 milhões de euros) de um empréstimo-quadro no valor de 300 milhões de euros para «apoiar a revitalização social e económica das áreas urbanas em Portugal», avança o gabinete do Ministro das Finanças em comunicado.

A primeira tranche deste empréstimo está destinada ao Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFFRU 2020), integrando o plano de investimento na ordem dos 1400 milhões de euros anunciado pelo Governo.

O Ministro das Finanças afirmou que o empréstimo-quadro vai «contribuir para uma rápida, eficiente e integral utilização em Portugal dos fundos europeus». O objetivo «é contribuir para melhorar a qualidade de vida em Portugal ao reabilitar edifícios destinados a habitação, espaços públicos e infraestruturas localizadas em zonas residenciais, centros urbanos, frentes de água e antigas zonas industriais», lê-se no comunicado.

O Vice-Presidente do BEI afirmou que este investimento será promotor de uma «transformação positiva no País, fomentando o desenvolvimento económico e local que criará novas oportunidades de negócios e emprego».