Belas Clube de Campo quer criar a 1ª comunidade de energia

Belas Clube de Campo quer criar a 1ª comunidade de energia

 

É reconhecido pela sustentabilidade e quer otimizar ainda mais o uso de energia. O Belas Clube de Campo vai desenvolver o Programa ‘Belas Energias’, uma iniciativa pioneira em Portugal em que os consumidores de energia são também produtores.

Para Gilberto Jordan, CEO do André Jordan Group, «mais do que resilientes as habitações têm que ser à prova de alterações climáticas, à prova de chuvas torrenciais, mas também de calor. Para isso têm que estar muito bem isoladas, tanto de inverno como de verão» e acrescenta, sublinhado, que devem também «ter produção autónoma de energia e capacidade de armazenamento». As casas devem ser capazes de produzir eletricidade sendo também capazes de «aquilo que não armazenarem poderão canalizar para quem precisa».

O programa ‘Belas Energias’ foi apresentado no âmbito das Belas Talks, um encontro-debate com a participação dos especialistas na área, Carlos Pimenta e Jorge Vasconcelos. A marcar o arranque do programa foram sorteadas quatro monitorizações gratuitas a moradias a realizar pela empresa Homing, facultando, posteriormente, aos proprietários um estudo energético sobre os consumos nas suas habitações e um conjunto de conselhos para melhorar o desempenho energético do edificado.