BPI vende quarteirão da Baixa de Lisboa por €66M

BPI vende quarteirão da Baixa de Lisboa por €66M

 

A operação foi concluída pelo departamento de Urban Development da JLL, em representação do vendedor, para a qual foi mandatada no final do ano passado. A transação será, segundo a consultora, concretizada nas próximas semanas.

Segundo a JLL, este processo foi «um dos mais disputados do mercado, superando todas as expetativas». O Augusta Lisbon é delimitado pela Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua do Comércio e Rua de São Julião, concentrando uma área bruta de construção de 11.100 m². Permite usos de habitação, retalho e hotelaria, sendo formado por um total de 5 edifícios.

Manuel Puerta da Costa, administrador da BPI Gestão de Ativos e gestor do Fundo de Pensões do Banco PBI, comenta que «está prevista a desocupação do conjunto pelo inquilino até ao final de 2018. Este desinvestimento permite realizar uma importante mais valia, que reforçará os capitais do Fundo de Pensões, abrindo-lhe novas opções de investimentos imobiliários alternativos, com interessante potencial de valorização e rendimento».

Por seu lado, Pedro Lancastre, diretor geral da JLL, nota que «pela sua localização e potencial, o Augusta Lisbon é um ativo de exceção, num mercado onde os investidores procuram cada vez mais projetos de grande dimensão para desenvolvimento imobiliário e onde um dos grandes desafios é a falta de produto. Iniciámos, por isso, o seu processo de venda com as expetativas elevadas, mas o entusiasmo que o ativo gerou junto dos investidores superou-as em muito». Acredita que esta é «uma transação icónica não só pela sua dimensão e importância para o mercado imobiliário, mas sobretudo pelo impacto que terá na cidade de Lisboa, já que vai avançar a reabilitação de um quarteirão inteiro na Baixa, requalificando toda aquela zona e criando mais um ponto de atração de pessoas e de criação de riqueza».

Gonçalo Santos, diretor de Urban Development da JLL, considera que esta «trata-se de uma oportunidade que dificilmente se repetirá no mercado e isso refletiu-se durante todo o processo de venda. A aquisição do quarteirão foi fortemente disputada, com um elevado número de propostas e pedidos de informação por parte de players de vários pontos do globo, sugerindo para ali vários programas de reabilitação contemplando usos de retalho, residencial e hotel».