Brasileiros são atraídos pelo acolhimento do Porto

Brasileiros são atraídos pelo acolhimento do Porto

 

Esta é uma das principais conclusões de um estudo de opinião levado a cabo pela Predibisa, que procurou saber quais as principais razões que levam os clientes e os investidores brasileiros a investir neste mercado. O acolhimento foi referido em 100% das respostas, sendo que a maior parte dos inquiridos destacou a afetividade da generalidade dos portuenses ou a facilidade de integração na cidade, e ainda a qualidade de vida (70%), segurança, beleza, cultura, gastronomia ou clima do Porto. Procuram o nosso país, e outros mercados seguros, essencialmente devido à instabilidade política, social e económica do Brasil.

Os franceses são o grupo estrangeiro que mais investe em Portugal (29%), mas o investimento brasileiro tem-se destacado pelo seu crescimento, representando já 19% da procura estrangeira a nível nacional, segundo a APEMIP. No Porto dominam a compra de casas por estrangeiros, representando 27% do total.

Para Rita Costa Seixas, responsável pelo departamento de Marketing & Research da Predibisa «o Porto tem-se posicionado como uma das cidades que mais atrai a nacionalidade brasileira na opção de comprar casa. A par de aspetos mais de ordem emocional, como a questão do acolhimento, qualidade de vida, segurança, há também outro tipo de fatores que influenciam esta escolha, como o preço do metro quadrado no Porto ser inferior à maior parte das capitais e grandes cidades europeias». E completa com «o facto do imobiliário português ser cada vez mais sinónimo de qualidade, transparência e dinamismo e também a qualidade da construção ser alta e estar entre as melhores da Europa».