Câmara de Braga pondera criar taxa turística

Câmara de Braga pondera criar taxa turística

 

Se a proposta receber bom acolhimento, as verbas arrecadadas irão «reverter para o turismo, no sentido de promover e ajudar a que alguns eventos que tenham interesse para Braga possam ser realizados», explicou o vereador do pelouro do Turismo, Altino Bessa, em declarações ao Turisver.com.

O objetivo é aplicar a taxa turística já a partir do próximo ano, no valor de 1 euro por turista/noite, o que de acordo com as contas da autarquia representam um encaixe anual na ordem dos 500 mil euros por ano. 

Em setembro, «a Câmara vai propor a criação da taxa aos seus parceiros e vai levar projetos concretos», contou o responsável. «Não queremos essa taxa apenas para arrecadar verba para o município e depois distribuir num orçamento global. O que queremos é que as verbas resultantes da cobrança dessa taxa sejam para o turismo», nomeadamente para apoiar iniciativas que tenham «impacto positivo na visibilidade da cidade» e na captação de turistas e eventos «que tenham impacto na atividade económica que a cidade tem», explicou-nos Altino Bessa.