CONCRETA está de volta à Exponor em novembro e vira-se para a arquitetura

CONCRETA está de volta à Exponor em novembro e vira-se para a arquitetura

Com isto em vista, uma das novidades desta edição são as Praças Concreta, um evento comissariado pelo arquiteto Diogo Aguiar e que irão agrupar empresas «que marcam a diferença no setor da construção, apresentando novas formas de trabalhar e integrando nos seus produtos o potencial das indústrias criativas».

Tendo como parceiro principal a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), a «praça» principal dedicada à arquitetura irá reunir uma pool de vinte gabinetes, que ali contarão com um palco para expor o seu trabalho. Além disso, este espaço será também servido por um auditório para conferências.

Com o objetivo de oferecer uma visão ampla sobre o mercado da arquitetura e do design em Portugal, haverão ainda outras praças, nomeadamente: a Praça do Prémio Concreta / CIN – dedicada ao trabalho dos jovens arquitetos que aportam ao setor novas ideias e propostas inovadoras -, a praça da Ilustração de Arquitetura (com o trabalho do arquiteto e ilustrador Arndé Chiote em destaque) e a Praça Tapeçarias (com trabalhos têxteis de Ana Aragão), além da Praça da Fotografia de Arquitetura  (com trabalhos do fotografo Francisco Nogueira) e a Praça do Vídeo de Arquitetura (sob a batuta da Building Pictures), além da Praça do Portal da Construção Sustentável.

Outra das novas iniciativas destacadas pela organização é a «Architects on Business», que «tem como objetivo divulgar o trabalho dos arquitetos a nível nacional e aproximar a arquitetura ao público em geral».

Nesta edição mais focada no «lado criativo» do setor da construção e do imobiliário, o design também vai marcar presença com um espaço próprio, dinamizado em parceria com a Associação Portuguesa de Designers, e onde serão apresentados trabalhos de designers nacionais bem como de um polo de jovens profissionais.

A Concreta contará também com a presença da Ordem dos Engenheiros, com membros de todos os colégios, «num intercâmbio que se espera frutuoso».