Construção cresce 5,9% e supera as previsões

Construção cresce 5,9% e supera as previsões

 

A FEPICOP – Federação do setor da Construção assinala que, até outubro, a construção está a crescer 3,3% acima dos 2,6%, previstos no início de 2017, situando-se nos 5,9%.

«Esta variação, a confirmar-se, será a mais positiva dos últimos 19 anos, período em que o setor atravessou uma longa e grave crise e durante a qual o seu volume de produção terá registado uma queda acumulada de 52,0%», refere a Federação em comunicado, citado pelo Dinheiro Vivo. A FEPICOP explica que o segmento da construção de edifícios residenciais foi o que mais contribuiu para a expansão da produção do setor (+8,0%), «particularmente a componente de trabalhos de reabilitação, cujo volume de produção cresce perto de 14%». E acrescenta que, também com uma evolução positiva, mas mais moderada, «os trabalhos de construção nova evoluem a um ritmo perto dos 5% em 2017».

Não obstante os sinais de retoma, a Federação sublinha qua a «expansão» registada em 2017 é «claramente insuficiente para colmatar a diminuição de 8% registada no ano anterior e pouco contribui para moderar a queda de 36% que a produção deste segmento de atividade acumulou ao longo dos últimos 6 anos».