Diárias do alojamento local sobem a dois dígitos em Lisboa e Porto

Diárias do alojamento local sobem a dois dígitos em Lisboa e Porto

 

Este é o segundo trimestre consecutivo em que se verifica um aumento nos valores praticados nas duas cidades, mostra o Índice de Diárias Médias Anuais no Alojamento Local, da Confidencial Imobiliário, que monitoriza o valor médio anual das diárias praticadas no mercado. Cobre também Barcelona para efeitos de benchmarking.

 Entre o final de 2016 e o início de 2018, as diárias médias anuais variaram de tal forma que, no acumulado deste período, os valores apresentaram uma descida de 6,4% no Porto e 4,9% em Lisboa. Em Barcelona, o mercado apresentou, desde o final de 2016, uma tendência consistente de subida, invertida apenas no início deste ano. No acumulado desse período, as diárias médias anuais na cidade espanhola subiram 9,2% e, no último trimestre, 4,9% em termos homólogos.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, comenta que «esta oscilação de preços no alojamento local acontece mesmo num cenário em que existe uma elevada pressão da procura, pois a oferta ainda é muito atomizada, assente num elevado número de operadores de pequena escala, o que faz com quem sejam sobretudo price-takers e não price-makers». E completa que «estas subidas mais recentes comprovam ainda que Lisboa e Porto estão a consolidar-se ainda mais no circuito turístico internacional».