Escritórios europeus registam o melhor take up de 10 anos

Escritórios europeus registam o melhor take up de 10 anos

 

Os números são de um estudo recente do BNP Paribas Real Estate, segundo o qual o ano passado «foi um ano de sucesso» para o mercado de escritórios, com os volumes de take up a aumentar 14% face ao ano anterior, o melhor resultado dos últimos 10 anos.

Registaram-se vários negócios acima dos 10.000 m² nos principais mercados como Frankfurt, Munique, Hamburgo ou Berlim a registar aumentos do take up na ordem dos 47%, 28%, 13% e 8%, respetivamente. Londres e Paris, com subidas de 11% e 9%, são os maiores mercados europeus, onde as operações «são direcionadas para áreas de maior dimensão».

O estudo, divulgado em Portugal pela Worx, nota que, nos mercados alemães, o volume de espaços disponíveis «reduziu drasticamente sendo que, até ao final de 2017, apenas 3.16 milhões de m² estavam disponíveis (16% abaixo do valor do ano de 2016)».

Também Paris, Bucareste, Amsterdão, Varsóvia, Lisboa e Madrid viram o seu stock de escritórios reduzir-se no ano passado, tendência que será particularmente sentida em Lisboa, onde a oferta é «muito centrada em contratos de pré-arrendamento».