Estrangeiros compraram ¼ das casas vendidas em 2017

Estrangeiros compraram ¼ das casas vendidas em 2017

 

Estes compradores são maioritariamente franceses, brasileiros, chineses e ingleses, avançou o presidente da associação, Luís Lima, ao Diário de Notícias. Muitos, compram por via dos “golden visa”, e valorizam a qualidade de vida, segurança, bom clima e preços praticados no nosso país.

No ano passado, foram vendidas mais 23.000 casas que em 2016, um aumento entre os 25% e os 30%, «dentro do que prevíamos e que permite antecipar que, neste ano, o imobiliário irá crescer novamente», explica Luís Lima. Ficam de fora destes números 30% de vendas que são feitas diretamente entre particulares, que deverão gerar um total de 215.000 imóveis vendidos ao longo do ano.

Com os preços a subir, o responsável lembra que «tem de haver investimento no combate à escassez da oferta para a classe média portuguesa», apesar de o imobiliário ser «a árvore das patacas» atualmente. «Em Lisboa, o metro quadrado até pode passar para 7000 euros, há estrangeiros que pagam», e aponta que os brasileiros são os que «estão sempre disponíveis para pagar mais», cita a mesma fonte.