ESTUDANTES PAGAM EM MÉDIA 364€ POR UM QUARTO EM LISBOA

ESTUDANTES PAGAM EM MÉDIA 364€ POR UM QUARTO EM LISBOA

Este valor, apurado com base nos arrendamentos realizados através daquela plataforma online para alojamento de estudantes universitários, representa uma subida de 11% em relação ao período homólogo de 2016.

Em Lisboa, a maior fatia da procura (12%) está concentrada em Arroios, onde a renda média praticada é de 338 euros por quarto. Devido à sua proximidade com as universidades, entre as zonas mais procuradas seguem-se São Sebastião e da Alameda, com rendas médias mensais de 397 euros e 369 euros, respetivamente. O Intendente é a zona lisboeta onde, no período em análise, se praticaram os preços médios mais elevados: 399 euros.

A norte, a renda média na cidade do Porto fixou-se nos 272 euros mensais, evidenciando também uma trajetória de crescimento: +8% no 2º trimestre. Paranhos, Bonfim e a Cedofeita destacam-se como as zonas de maior procura para este produto, exibindo rendas médias de 258, 273 e 293 euros, respetivamente. Matosinhos destaca-se como a zona mais cara para se arrendar um quarto no Porto.

Na análise comparativa a ambos os mercados, a Uniplace destaca o facto de a renda média mensal praticada no Porto ser substancialmente mais baixa (-25%) que em Lisboa. Outra das diferenças mais evidentes é o facto de a procura estar mais concentrada na cidade do Porto, comparativamente a Lisboa.