Exposição fotográfica “Siza – Uma Casa Habitada” patente no NorteShopping

Exposição fotográfica “Siza – Uma Casa Habitada” patente no NorteShopping

 

Esta exposição é composta por 14 imagens de grande formato da Casa de Beires, de Siza Vieira, da autoria do fotógrafo. Resulta de uma visita feita em 1986 à Póvoa do Varzim para fotografar duas casas de Siza Vieira, uma delas a casa da família Beires. 30 anos depois, arquiteto e fotógrafo revisitaram a casa submersa em vegetação, que foi agora fotografada tendo em conta as várias gerações que a marcaram.

Para o fotógrafo, «o convite que o Álvaro me fez para fotografar a casa tal como está agora, assumindo-a sem alterações, constitui além de um desafio ímpar uma oportunidade de exprimir quanto admiro a obra deste meu amigo».

As fotografias em questão resultaram num livro de Álvaro Siza Vieira e Luís Ferreira Alves intitulado “Álvaro Siza / Ferreira Alves – Casa Beires”. Sobre o projeto e a Casa de Beires, Siza Vieira afirma que «só o tempo - esse arquiteto que não tolera erros - e o sol, filtrado pelas cortinas de origem e pelas árvores e arbustos que invadem o jardim, transformam os espaços em contínua expansão e inscrevem desenhos em paredes, tetos e pisos: manchas de luz e sombra que se movem sem pressa».

Inserida na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a exposição pode ser visitada até 25 de março.