Fábrica da Nestlé convertida em residência sénior

Fábrica da Nestlé convertida em residência sénior

 

A antiga fábrica foi doada pela marca à SCML em 2014 para que fosse transformada numa infraestrutura do género, que servisse «o bem comum», segundo a diretora do departamento de Gestão Imobiliária e Património da SCML, Helena Lucas, ao Público.

As obras já arrancaram para criar aqui um novo espaço residencial adaptado a idosos e indivíduos com mobilidade reduzida. Terá mais de 62 camas distribuídas por 28 quartos e 8 apartamentos de tipologia T0 e T1.

Aqui será construído também «um centro de bem-estar» com piscina e ginásio, espaço que poderá ser usufruído pelos residentes e por utentes de outros equipamentos da SCML. A abertura do espaço ao público está também a ser ponderada pela SCML através do estabelecimento de protocolos com outras entidades, como as juntas de freguesia.

Haverá ainda uma sala de refeições e auditório exterior, acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. No total, o centro terá aproximadamente 4.000 m².

Esta infraestrutura deverá ser concluída no final do próximo ano, sendo os primeiros utentes recebidos em 2020.

Esta é apenas uma das várias obras de caráter social e de reabilitação urbana que a SCML está a promover. Está também em fase de conclusão o projeto da Quinta Alegre, na Charneca do Lumiar, onde vai ser criado um centro intergeracional.