Hotelaria: grande crescimento de destinos “menos maduros” em setembro

Hotelaria: grande crescimento de destinos “menos maduros” em setembro

 

Esta ferramenta mostra que estas regiões se destacam, num mês em que, em termos nacionais, a taxa de ocupação por quarto subiu 2,2%, face a setembro do ano passado, atingindo os 88%. O Porto, com 93%, a Madeira e Lisboa, com 92%, registaram as maiores ocupações do país.

Neste período, o ARR fixou-se nos 101 euros, representando mais 15% que no período homólogo, sendo que Lisboa, Leiria/Fátima/Templários e Costa Azul registaram aumentos de 27%, 17% e 16%, respetivamente.

No mesmo período, o RevPar aumentou 18% a nível nacional, fixando-se nos 89 euros, com Lisboa, Algarve e Estoril a registarem os valores mais elevados, de 124, 99 e 93 euros, respetivamente. A região Oeste foi a que mais cresceu, 29%, seguida por Leiria/Fátima/Templários, com uma subida de 28%, e de Lisboa, com um crescimento de 26%.

No mesmo mês, a receita média por turista no hotel aumentou 13% face ao ano passado, fixando-se nos 144 euros. Lisboa registou um aumento de 28%, face a setembro de 2016.

Para Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, explica que «em termos de taxa de ocupação, estamos a assistir a um grande crescimento de destinos “menos maduros” como o Oeste, Alentejo ou Leiria/Fátima/Templários e que este mês registaram subidas entre os 7 e os 10 p.p. e fecharam o mês a rondar os 80%. Destaque também para o ARR, cuja subida acompanhou a maior procura, em todos os destinos. De assinalar, neste indicador, o destino turístico Lisboa com um crescimento de 28%. No RevPar, as grandes subidas verificaram-se em todas as categorias de hotéis e em todos os destinos».