Mais de 95% dos projetos candidatos ao IFRRU são privados

Mais de 95% dos projetos candidatos ao IFRRU são privados

 

«Temos mais de 200 intenções de investimento em análise nos bancos selecionados, correspondendo a cerca de 700 milhões de euros de investimento», escreve o jornal ECO que cita fonte oficial junto do IFRRU 2020. A mesma fonte dá nota de que daquelas «intenções de investimento, cerca de 190 são referentes a privados».

Por zonas o Norte apresenta o maior número de intenções de investimento (100), seguido de Lisboa (57). Contudo, em termos de valor os 57 projetos de Lisboa ascendem a 342 milhões de euros, enquanto os 100 do Norte representam um investimento na ordem dos 338 milhões de euros. Não obstante o impacto da distribuição do número de projetos e do volume do investimento, o primeiro financiamento foi atribuído em meados de janeiro e corresponde a um projeto de reabilitação urbana em Santa Maria Maior, no Funchal.

Recorde-se que o IFRRU 2020 disponibiliza um total de 1,4 mil milhões de euros para intervenções que se destinem à reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, de espaços e unidades industriais abandonadas ou ainda a intervenções em frações privadas inseridas em edifícios de habitação social, que sejam alvo de reabilitação integral.